terça-feira, 22 de maio de 2012

LISTA DE CONVIDADOS

Se você vai se casar ou apesar marcou a data do casamento é preciso escolher quais pessoas serão convidadas para a cerimônia e para a festa. Os noivos devem sempre organizar uma lista detalhada e não esquecer de convidar algum conhecido e também não exagerar nos convidados.

Depois de selecionar os principais membros da familia e amigos próximos, você poderá selecionar outras pessoas essenciais para participar do seu casamento. A preocupação maior terá de ser com as despesas.
Seja bastante seletivo na hora de convidar, senão a sua festa será muito cara, faça uma lista de convidados com cuidado, pensando também é claro em ganhar um bom presente, sempre faça com antecedencia sua lista, e mande os convites pelo menos 2 meses antes da cerimônia.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

AGRADECIMENTO PELA PRESENÇA NO CASAMENTO


O casamento é O momento especial. Por isso as noivas e noivos se empenham para celebrar esse passo na companhia de pessoas especiais para eles. Aí, pode começar a dificuldade de fazer uma lista de convidados restrita a um determinado número de pessoas que a noiva e noivo considerem razoável.
Muitas vezes, a lista de convidados inicial contém o dobro dos nomes que serão inscritos na lista final.  Com a entrega do convite de casamento , cada uma dessas pessoas sabe que é especial e que poderá partilhar com os noivos um momento muito emocionante na vida deles. Por isso, os convidados fazem esforços para comparecer no casamento. Muitas vezes isso pode incluir fazer longas viagens, comprar um traje ou vestido novos, cuidar do visual e todos esses detalhes, embora aceite como fazendo parte da ocasião, pedem o tempo, atenção, energia e recursos dos convidados. O noivo e noiva entregam um convite com carinho e da mesma forma, seus convidados correspondem em sua presença.

LISTA DE CONVIDADOS


A lista de convidados é talvez um dos passos na preparação de um casamento que mais preocupa e ocupa os noivos, pois é muitas vezes é um ponto delicado que exige muita diplomacia e cuidado ao ser criada, para não ferir sensibilidades de pessoas que talvez esperem ser convidadas e não o sejam.

A função da lista de convidados é primeiramente útil para que a noiva e o noivo não esqueçam de convidar ninguém que eles gostassem muito de ter presentes no dia do casamento. Além disso, esta lista é uma ajuda no que respeita à estimativa do tamanho da festa, que é importante determinar para poder proceder ao alugueL do espaço adequado, da contratação do buffet e da encomenda do bolo de casamento, entre outros. A lista terá um impacto direto nos gastos dos noivos com a organização do casamento, já que a maioria dos serviços são pagos por pessoa. Portanto, a lista de convidados acaba por dar aos noivos uma noção prévia de quanto eles gastarão no casamento.

Naturalmente, a lista de convidados tem igualmente a função de definir também quais as pessoas que os noivos não necessariamente vem necessidade em incluir em sua festa de casamento, por excluir a tais pessoas da lista. O casamento é uma ocasião muito especial, em que devem estar presentes apenas aquelas pessoas que têm um significado especial para os noivos.
Dependendo do seu tipo de cerimônia e festa de casamento, a lista poderá ser mais longa ou mais curta, caso você deseje uma celebração mais íntima ou um festa maior. Noiva e noivo podem também escolher fazer duas listas diferentes: uma para um número maior de convidados para a cerimônia e uma lista mais restrita para a a festa de casamento. Dessa forma todos serão convidados e os noivos não gastarão mais por isso.

DICAS ÚTEIS PARA ESCOLHER DAMINHAS E PAJENS


Daminhas e pajens são um espetáculo à parte em uma cerimônia de casamento, não são? Poucas pessoas resistem ao encanto dessas crianças na festa de casamento ou na entrada da igreja.

Existem muitas histórias de daminhas e pajens que aparecem mais do que os noivos e roubam totalmente a cena durante a cerimônia de casamento. Como quem tem que brilhar e aparecer é a noiva, eis algumas dicas para escolher quem vai acompanhar os noivos no altar.

Escolhendo sua daminha/pajem:
Prefira crianças mais velhas – com mais de cinco anos – que são mais fáceis de lidar e se cansam menos facilmente.
Quanto maior o número de crianças, mais difícil vai ser de evitar a bagunça. Um casal ou duas daminhas são suficientes então, fuja da tentação de convidar os filhos de todos os seus amigos próximos e parentes. Lembre-se sempre de que o casamento é seu, você é quem decide quem poderá ser daminha/pajem na cerimônia, sem se sentir culpada.
Daminhas únicas são permitidas mas é bom evitar. Caso haja algum problema com a criança, ter duas daminhas garante que pelo menos uma irá entrar.
Converse com as crianças. Explicar o que elas vão fazer e porque é o melhor meio de conseguir a colaboração dos pequenos. É preciso apenas tomar o cuidado de não soar muito autoritário para que as crianças não fiquem assustadas com a possibilidade de cometerem algum erro.
Ensaie. Quanto menor a criança maior a necessidade de ensaio. O único cuidado que deve ser tomado é o de não deixar a criança cansada. Para crianças maiores, um único ensaio antes da cerimônia é suficiente.
Escolha roupas confortáveis para a daminha/pajem. Preste atenção nas etiquetas, nas costuras soltas. Preste atenção principalmente nos sapatos para ter certeza de que a criança consiga calça-los até o final da cerimônia.
Além de conversar com as crianças sobre as funções dela na hora da cerimônia, é desejável mantê-la a par do que acontece em alguns preparativos para que ela se sinta incluída e parte da festa o tempo todo. Espere pelo melhor e relaxe. Crianças são imprevisíveis por isso, se qualquer coisa imprevista acontecer, divirta-se com ela. Certamente renderá boas histórias.

CORTEJO DAMINHAS E PAJENS


Uma das perguntas mais frequentes que as noivas tem é em que momento do cortejo de casamento tem vez os pajens e daminhas. Embora existam algumas formas de organizar o cortejo de casamento, nos quais as entradas e posicionamento dos pais dos noivos, padrinhos e madrinhas e damas de honor possa variar, a posição das crianças com a função de pajem e daminha não é muito variável. Estes entram antes da noiva, ao som de uma música de cerimônia escolhida para esse efeito ou então, eles entram acompanhando a noiva ao som da marcha nupcial escolhida.


No cortejo, a função do pequeno pajem é levar as 
alianças de casamento, geralmente colocadas em uma bandeja, almofada ou qualquer outro acessório. O ideal é que o pajem tenha mais do que 5 anos para poder compreender a importância que desempenha com sua função e porque crianças com idade superior a essa são menos suscetíveis a mudanças drásticas de humor, birras e etc.

A daminha tem a função de abrir caminho para a noiva, espalhando delicadamente pétalas de flor pelo caminho que a noiva também percorrerá até chegar ao seu noivo. Ela terá um pequeno cesto de pétalas com ela. A recomendação da idade se mantem pelas mesmas razões.

DICAS PARA O NERVOSISMO

A cerimônia de casamento é um dos eventos mais esperados ao longo de toda a vida da maioria das noivas.Preparar-se para o dia da noiva pode resultar em estresse excessivo, que pode ser controlado de várias formas possíveis. É absolutamente comum que a proximidade ao grande dia da noiva venha acompanhada de instabilidade emocional, fata de apetite, tensão, mau-humor. É a chamada tensão pré-casamento, ou tensão pré-nupcial.


É de se compreender que, estar às vésperas de uma transformação tão radical em sua vida pode lhe causar certo desconforto. E é nesse momento que sobressai a necessidade de procurar auxílio para relaxar e reorganizar as energias.
Uma das sugestões oferecidas para gerir o nervosismo excessivo que pode acontecer no dia da noiva é uma sessão de relaxamento em um spa especializado em noivas e noivos? Massagem especial, inclusive para as madrinhas e padrinhos, banhos com florais aromáticos que proporcionam equilíbrio, melhoram na circulação sanguínea, bem como maior conscientização do estado do corpo são apenas alguns serviços oferecidos por um spa especial.
Outra dica importante é tomar cuidado com a alimentação e ingestão de líquidos. A sua alimentação está profundamente ligada ao estresse e à ansiedade. Dessa maneira, alguns alimentos como o chá verde, suco de uva integral, frutas vermelhas e vegetais folhosos podem contribuir para a redução do estresse, além da supressão da cafeína em sua dieta pré-nupcial.

BRINCADEIRAS CHÁ DE COZINHA


Se você quer dar uma animada no chá de cozinha da noiva, o ideal é ter algumas brincadeiras. Elas servem para quebrar o gelo e também são uma oportunidade para dar os presentes à noiva. Algumas ideias de jogos são:

*Quem é quem: cada convidada escreve em um papel uma frase relacionada com um momento que tenha vivido com a noiva mas não assina. Dobre e coloque em uma caixa. A noiva deve adivinhar a quem se refere cada um dos papelinhos. Se acertar, ganha o presente da amiga, que paga também uma renda. Se a noiva errar, ganha o presente mas paga um castigo.
*Adivinha o presente: A noiva tem que tentar adivinhar os presentes apenas por tocá-los com os pés. Se errar, sofre castigo.
*Jogo dos castigos: peça a cada convidada para dizer que castigos a noiva deveria sofrer. No final, cada pessoa debe cumprir o castigo que desejou para a noiva.
Com um pouco de criatividade, todas podem rir muito!

LISTA DE CHÁ DE COZINHA

O Chá de Cozinha, também chamado de chá de panela, é a versão feminina do chá de bar. A noiva e suas amigas se reunem em um ambiente caseiro (para este fim é usada a casa da noiva ou de uma amiga) e passam um bom tempo entre risadas e conversas, comemorando os últimos dias da vida de solteira da futura esposa. Para essa ocasião, a noiva elabora a famosa lista de chá de cozinha, que será passada às amigas presentes na festinha.
Se você não sabe que pedir, se insipre em nosso exemplo de lista de chá de cozinha:
*Formas quadradas e redondas para gratinados;
*Formas para bolos, pudins e muffins;
*Formas para pizza;
*Conjunto de facas e afiador;
*Panos de prato e aventais;
*Rolo para massa;
*Tábuas de cortar legumes e carne;
*Colheres de pau, escumadeiras e afins;
*Conjunto de copos medidores;
*Panelas de vários tamanhos;
*Panela de pressão;
*Conjunto de vassoura, pá, rodo e piaçava para cozinha;
*Quebra nozes;
*Tupperwares diversos, em especial de ir ao microondas;
*Manteigeuira, cesto do pão, galheteiro e saleiro;
*Jarra e/ou garrafa para água e suco;
*Tábua de passar roupas;
*Tesouras de cozinha;
*Conjunto de utensílios para trinchar;
*etc.
Na verdade, você está liberada para pedir qualquer coisa que você vá precisar na sua cozinha e acredite, serão bastantes. Para ter uma ideia melhor ainda, porque não olhar na cozinha de seus pais, amigos e familiares e ver tudo o que eles usam e perguntar o que eles acham mais importante de ter? Isso dará a você uma ideia do que pedir com conhecimento de causa. O chá de panela é uma ótima ocasião para você poder começar equipando sua cozinha sem ter que dispender muito dinheiro nos objectos mais básico, que por serem tão necessários e em maior quantidade, podem atingir somas consideráveis.

CHÁ BAR


O chá de bar é semrpe um acontecimento bem divertido que fica na memória do noivo como um dos últimos momentos de pura diversão entre amigos enquanto solteiro. Chá de bar se equipara à despedida de solteiro; os termos geralmente se referem à mesma ocasião.

A organização da festa do chá de bar fica a cargo dos amigos do noivo, em especial do padrinho ou do amigo que servirá de testemunha no casamento. Não é dificil de perceber que é um econtro de amigos, todos homens, em um bar ou clube que o noivo goste de frequentar. Esta ocasião vem acompanhada de inúmeras brincadeiras cujo alvo principal são naturalmente o noivo.
No entanto, além do seu lado lúdico, essa pequena festa tem também um lado mais prático: durante a despedida de solteiro são oferecidos ao noivo pelos amigos vários presentes que se destinam a completar os acessórios para um futuro bar na casa do noivo. Quem escolhe os presentes é o próprio noivo e essa lista é enviada junto com o convite a todos os participantes do chá.
Na famosa lista de chá de bar costumam figurar alguns objectos mais pedidos e oferecidos como:
*Balde de gelo com pinça;
*Kit para Caipirinha;
*Shaker para coquetails;
*Doseador de bebidas;
*Porta garrafas;
*Saca rolhas;
*Copos e taças para diferentes bebidas;
*Porta aperitivos;
*Tábua e faca para queijos;
*Facas para patês;
*Talheres para aperitivos;
*Abridor de latas;
*Livros de receita de bebidas diversas;
*Livros sobre vinhos e outras bebidas.
Outros presentes menos usuais mas igualmente práticos que podem ser incluidos na lista para o chá de bar são utilidades de escritório, livros, ferramentas (como por exemplo, brocas, chaves de fendas e outras) e utensílios de jardinagem.
Os convidados combinarão entre si quem trará qual presente, de maneira a que estes não se repitam.

PADRINHO/MADRINHA


O padrinho e madrinha de casamento fazem já por anos parte da tradição do casamento. Apelidados dessa forma carinhosa, eles na realidade têm a função de servir de testemunhas diretas da união entre mulher e homem nos laços do matrimônio. No casamento civil, essa é exatamente a função oficial do padrinho e da madrinha. De acordo com o desejo dos noivos ou as exigências legais, o número destas testemunhas pode variar bastante, sendo que o mínimo  é de duas pessoas.

Geralmente, também são o padrinho e  madrinha que ficam encarregues de ajudar e acompanhar mais diretamente os noivos durante o processo de casamento e organizar os famosos chá de panela ou chá de bar.
Visto que são dois elementos tão significativos em todo o processo e na celebração da cerimônia do casamento, eles acabam também por estar um pouco sob a mira dos outros convidados. Daí que sua aparência tenha que ser bem cuidada, isso se referindo a roupas, acessórios, calçado, penteado e maquiagem, no caso feminino. As lojas encarregues de vestidos de noiva têm tradicionalmente uma ampla seleção em vestidos e roupas de festa, adequados para as maẽs e madrinhas das noivas.
Além de terem as tarefas de apoio durante todo o caminho até ao casamento e inclusive a tarefa de oferecer aquele presente especial, os padrinhos serão os confidentes do casal recém formado durante sua vida matrimonial. Convém que os noivos reflitam bem em quem convidarão para apadrinhar seu casamento. É importante que sejam pessoas próximas, com quem tenhas ambos boas relações e que estejam dispostas a assumir este papel especial.
Algo a que os padrinhos e madrinhas geralmente têm de saber lidar são as regras de etiqueta que sua função lhes exigem: eles têm que estar presentes todo o tempo mas não podem roubar a atenção dos noivos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

10 DICAS PARA UM CASAMENTO BARATO E ESTILOSO


1- Defina o orçamento nupcial
O que é barato para você? Obviamente não custará o mesmo um enlace só com a cerimônia civil e recepção para os mais chegados e um casamento no civil e na igreja com toda a pompa e circunstância.Tudo depende de você e da sua escolha. Que quantia você e seu noivo podem gastar com o casamento? Responda estas perguntas, defina o seu orçamento e respeite-o rigorosamente.

2- Planejar é preciso
Que tipo de casamento você deseja ter? Considerando o orçamento que você mesma definiu com o seu noivo, pergunte-se: que serviços, locais, profissionais deverão ser contratados para que o casamento dos seus sonhos se realize? Seja objetiva e realista.

3- Pesquise muito

Esta é uma fase tão importante quanto complexa e trabalhosa. Inclui desde visitas a muitas lojas de vestido de noiva pedidos de orçamentos a milhares de fornecedores até prova de menu. Tenha paciência e comece a pesquisa com pelo menos 10 meses de antecedência.


4- Negocie sem medo!!
Não tenha a menor vergonha de pechinchar. Compare o preço e a qualidade de todos os itens necessários para o seu grande dia e faça a sua contra-oferta. Explique que você recebeu o orçamento de outros profissionais com qualidade semelhante e que fechará negócio com o fornecedor que tiver o preço mais competitivo. Que vença o melhor!

5- Editar
Se os preços estiverem ultrapassando o seu orçamento não restará outra opção a não ser cortar tudo aquilo que não seja fundamental. Lembre-se, o seu objetivo é ter um casamento barato. Diga adeus aos supérfluos.

6- Ofertas, Liquidações & Achados
Você poderá economizar horrores se tiver a sorte de encontrar ofertas para o vestido de noiva, para os sapatos, lembrancinhas e até a lua-de-mel. Esteja atenta a todas as oportunidades.

7- Faça você mesma
Que habilidades especiais você o e seu noivo têm? Use e abuse delas no seu casamento. Um convite, um bolo, uma lembrancinha, uma decoração… seguramente você e o seu noivo podem dar um toque extra e super pessoal ao próprio enlace.

8- Peça ajuda aos mais íntimos e talentosos
Acredite: os seus respectivos familiares e amigos vão amar poder participar ativamente do seu casamento. Vídeo, foto, DJ, cabelo, maquiagem, decoração, chofer do grande dia… sempre haverá alguma coisa que eles possam fazer por vocês. Delegue e veja a cara de felicidade deles!

9- Check list
Não perca controle da organização de cada detalhe do seu casamento. Num check list bem completo você deverá listar tudo o que deverá ser feito no seu casamento e controlar o status da contratação, o fornecedor final, seus dados de contato (inclusive um número de celular para emergências) , o preço final e a condição de pagamento. Tenha tudo bem anotado e bem documentado.

10- Originalidade
Seja autêntica, seja você mesma. Não gaste dinheiro desnecessário e não se se submeta a tradições apenas para agradar a terceiros. É impossível agradar 100% a todo o mundo. O fundamental é que o casal curta muito cada momento. Afinal, é a sua grande festa.

sexta-feira, 2 de março de 2012

TRADIÇÕES DE CASAMENTOS AO REDOR DO MUNDO

Na Itália, chuva dá sorte. Na Índia, a noiva usa vermelho. No Congo, os noivos não esboçam sequer um sorriso nas fotos da cerimônia. Veja as razões destes e de outros costumes

BUQUÊ DE NOIVA - Símbolo de sorte e fertilidade

Você sabe quando começou o costume das noivas carregarem um buquê? Tudo indica que foi na Grécia antiga que as moças iniciaram o hábito de juntar ramos de ervas e alho para afastar o mau-olhado e atrair boas energias para a sua união com o homem amado.
O costume foi seguido pelas mulheres da Roma antiga que também começaram a levar consigo ramos de ervas para garantir boas vibrações e fertilidade no casamento. Com o passar dos séculos as ervas foram substituídas pelas flores e o buquê passou a ter a aparência que possui nos dias atuais.
No entanto, com muito mais diversificações de formatos e ornamentos com folhagens, laços e fitas. E, eles também podem ser mesclados com itens para afastar o mau olhado como antigamente, sendo que algumas noivas de hoje incluem pimentinhas vermelhas para dar um ar inusitado e que de fato fica muito bonito.

Buquê perfeito

Saiba algumas dicas para acertar na seleção das flores e no estilo do seu arranjo

Entre uma lista imensa dos preparativos do casamento para resolver, correria e stress, tudo vale a pena para o resultado final na cerimônia e festa. Após o evento, toda noiva afirma que valeu cada centavo gasto, todo esforço e nervosismo.
Das escolhas de igreja, decoração, buffet, convites, bolo e doces, a maioria tem a decisão principal vinda de noiva. E nesse turbilhão de emoções durante os meses que antecedem o matrimônio existe também uma questão que toda mulher adora ter um tempinho para avaliar e escolher com mais calma: o buquê.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SAPATOS

Já é de vasto conhecimento que o vestido é o item mais aguardado e mais admirado por todos, quando se trata de uma noiva pronta para o momento do sim. Mas, o que dizer do sapato? Antes, renegado ao modelo de salto alto e branco, hoje em dia, o sapato ganhou cara nova e cores variadas, inclusive com destaque durante a sessão de fotos.
As cores mais vivas, como pink, azul, lilás, vermelho e verde são muito procuradas pelas noivas mais modernas, assim como modelos mais inusitados, como as sandálias plataformas, os abotinados ou apliques como laços ou plumas. As noivas mais clássicas ainda optam pelo sapato claro, mas ele já pode fugir um pouquinho do branco, com variações de nude, rosa clarinho ou pérola.
 Alíás, quem acha que noiva só pode usar salto alto, engana-se. O que dizer das noivas altas, que não querem parecer muito maiores do que os noivos? Elas pode, sim, abusar de delicadas sapatilhas, que aparecem em versões muito sofisticadas.
Muitas noivas aproveitam para combinar a cor do sapato com algum detalhe do vestido, como uma faixa na cintura, por exemplo, ou até com algum detalhe da vestimenta do noivo, como a gravata. O importante é que no grande dia, a noiva sinta-se linda, da cabeça aos pés.

CHÁ DE PANELA

Uma ótima forma de reunir as amigas e contar sobre os preparativos do casamento, além de relembrar as peripécias de solteira, é a realização do chá de cozinha ou chá de panela. Essa festa, que geralmente, acontece cerca de um mês antes do casamento e, na maioria dos casos, é organizada por madrinhas da noiva, conta com brincadeiras sobre o novo estado civil da noiva e presentinhos, principalmente utensílios para a cozinha, como colher de pau, copos, talheres, pano de prato, entre outros.
O chá de cozinha surgiu por volta do século XVII, na Europa, para ajudar os noivos que não recebiam dote dos pais para a realização do matrimônio. Isso podia acontecer em duas situações: por falta de condições financeiras ou quando os pais eram contrários à união do casal. Os amigos realizavam essa festa, que acontecia antes do casamento e levavam presentes para ajudar na composição da nova casa.
Hoje em dia, existe uma variação do chá de cozinha, que é o chá bar, que reúne também o noivo e seus amigos. É uma festa para homens e mulheres, um pré-casamento. Independente do formato escolhido, o chá de cozinha ou chá bar servem para confraternizar com os amigos, de maneira muito descontraída, antes do grande dia. É um momento no qual os noivos esquecem um pouco o stress dos preparativos e focam na celebração das amizades.
Uma dica importante – cuidado com a lista de presentes de chá de cozinha. Algumas noivas determinam o que cada convidada deve dar de presente ou até colocam listas em determinadas lojas. Lembre-se que seus convidados já gastarão com o presente de casamento. O chá de cozinha é uma festa informal, um brincadeira e deve contar com presentes simples e úteis, como utensílios para o dia a dia. Deixe seus convidados à vontade e curta esse momento de descontração.

O QUE USAR NO CABELO

Entre os acessórios indispensáveis para o dia do casamento está o adorno de cabelo, que pode variar desde tiaras, grampos, presilhas, coroas, voillete,  flores, entre outros. O visual da noiva, além do tipo e horário do casamento influenciam na escolha do acessório para os cabelos. Se o casamento for diurno, as flores, voilletes e tiaras mais simples são ótimas opções, já que, provavelmente, o vestido será mais fluido ou até curto.
Os casamentos noturnos e mais requintados permitem que a noiva ouse mais na escolha deste adorno. Algumas coroas são verdadeiras joias e conferem à noiva um ar de princesa que muitas mulheres procuram para este dia.
As pedrarias são mais fartas combinadas, na maioria dos casos, com o véu longo.
Hoje em dia, o estilo vintage está muito em alta – o que evidencia o voillete, as plumas e as flores. O estilo do penteado também é fator determinante para a escolha do acessório, que deve complementar a beleza da noiva e não ser o principal foco de atenção. Uma dica é sempre ter em mente o equilíbrio entre os acessórios utilizados – se a noiva optar por um enfeite de cabelo maior, como uma coroa ou uma grande flor, o recomendado é que os brincos sejam pequenos, por exemplo. O importante é que a noiva faça uma prova, no dia da prova de cabelo e maquiagem, com todos os acessórios que pretende usar no casamento e ouça a opinião do profissional, para que o visual seja lindo e harmonioso.

LISTA DE CONVIDADOS

Em um casamento, muitos são os itens a resolver e as decisões que o casal precisa tomar para que a festa seja inesquecível. Mas, em grande parte dos casos, o item mais complicado e o que exige mais paciência dos noivos é a lista de convidados. Essa lista irá determinar o tamanho da festa e tudo o que será contratado para a mesma. Então, não tem jeito, por mais difícil e polêmica que seja, a lista de convidados é um dos primeiros itens que os noivos devem resolver.
A primeira questão é a financeira – quem pagará o casamento? São os pais da noiva, os pais do casal ou os próprios noivos? Se os pais de ambos os lados estão arcando com todas as despesas do casamento, nada mais justo que eles tenham direito a, pelo menos, 15% dos convites para casa lado.
Os outros 70% devem ser de escolha do casal, afinal, por mais que os pais estejam pagando a festa, não se pode esquecer que a festa é, sim, dos noivos. Agora, se o casamento será pago pelo próprio casal, a escolha é só deles e tem que ser respeitada – não quer convidar aquele tio distante que não te vê desde os 15 anos? Não convida! Os noivos devem saber que, antes de qualquer coisa, as pessoas que irão ao casamento devem torcer pela felicidade do casal, devem conhecer a história deles e devem ser pessoas que participem efetivamente da vida deles.
Os noivos devem conversar bastante para decidirem em conjunto o que mais os agrada e ter a firmeza de saber que nem todos ficarão satisfeitos e que isso é normal, pois nem sempre se consegue agradar a todos.
O fato é que o dia do casamento é um momento único e que marcará a vida e o início daquela nova família. Os noivos devem pensar que quando fizerem 10, 15 anos de casados e forem rever as fotos e vídeo do casamento, os rostos que estarão ali serão de pessoas queridas, amadas e que estavam tão felizes quanto eles naquele momento.

O USO DO VÉU

Um dos símbolos mais tradicionais da vestimenta de uma noiva é o véu. Mas de onde vem a tradição do seu uso em casamentos?
O uso do véu era um costume da Grécia antiga – naquele tempo, os gregos acreditavam que o véu protegia as noivas do mau-olhado das mulheres solteiras e da cobiça de outros homens. O véu também é considerado um sinal de pureza.
Em árabe, véu, ou melhor, hijab significa “o que separa duas coisas” – ou seja, o véu separa a mulher da vida de solteira para a nova vida de casada.
Existem diferentes tipos de véus, os curtos, os longos e as mantilhas – a escolha vai depender do gosto da noiva e do estilo do vestido e do casamento – hoje em dia, em casamentos mais informais, já é comum a noiva abrir mão do uso do véu.
Em sua maioria, os véus são confeccionados em tules, rendas ou tecidos finos, como a musseline ou organza – podendo ganhar um acabamento em cetim nas extremidades.
A mantilha é um véu de origem hispânica, porém mais pesado, feito todo em renda ou tule com um barrado de renda. A mantilha fica mais rente ao rosto e ao corpo, já o véu, por ser esvoaçante, fica mais solto.
Após a cerimônia e a sessão de fotos, o véu deve ser retirado, para que a noiva possa aproveitar a recepção. A retirada do véu dará mais liberdade para os cumprimentos dos convidados, evitará que o penteado se estrague ou até que o véu se rasgue ou suje. Além do mais, a noiva poderá dançar tranquilamente durante toda a festa.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Hoje em dia é muito comum os noivos assumirem a responsabilidade por vários itens do casamento, como lembrancinhas, docinhos, identidade visual e outros toques que conferem à festa um jeito personalizado de receber os convidados.
Muitas vezes, isso se dá por questões financeiras – para economizar os noivos acabam colocando a “mão na massa”. Por outro lado, além da economia, nada melhor do que ver na sua festa itens desenvolvidos por você e seu noivo ou mesmo por familiares e amigos.
Se você não leva jeito com trabalhos manuais, mas é ótima na cozinha, que tal preparar o próprio bolo ou aquele docinho que todo mundo adora? Sua madrinha é craque no photoshop? Quem sabe ela não faz a arte de um lindo convite para o seu casamento?
Pode ter certeza que sua mãe ficará envaidecida se couber a ela a responsabilidade pelos arranjos das mesas, se essa for a sua especialidade.
Envolver os amigos e parentes na realização do casamento é muito mais que economizar um bom dinheiro, é dar valor ao sentido do casamento – de reunir famílias e pessoas queridas em torno do novo casal.
Muitas vezes, apenas alguns poucos itens personalizados já fazem a diferença, como, por exemplo, uma seleção de portarretratos, com fotos dos noivos e dos convidados em diferentes momentos da vida.