segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SAPATOS

Já é de vasto conhecimento que o vestido é o item mais aguardado e mais admirado por todos, quando se trata de uma noiva pronta para o momento do sim. Mas, o que dizer do sapato? Antes, renegado ao modelo de salto alto e branco, hoje em dia, o sapato ganhou cara nova e cores variadas, inclusive com destaque durante a sessão de fotos.
As cores mais vivas, como pink, azul, lilás, vermelho e verde são muito procuradas pelas noivas mais modernas, assim como modelos mais inusitados, como as sandálias plataformas, os abotinados ou apliques como laços ou plumas. As noivas mais clássicas ainda optam pelo sapato claro, mas ele já pode fugir um pouquinho do branco, com variações de nude, rosa clarinho ou pérola.
 Alíás, quem acha que noiva só pode usar salto alto, engana-se. O que dizer das noivas altas, que não querem parecer muito maiores do que os noivos? Elas pode, sim, abusar de delicadas sapatilhas, que aparecem em versões muito sofisticadas.
Muitas noivas aproveitam para combinar a cor do sapato com algum detalhe do vestido, como uma faixa na cintura, por exemplo, ou até com algum detalhe da vestimenta do noivo, como a gravata. O importante é que no grande dia, a noiva sinta-se linda, da cabeça aos pés.

CHÁ DE PANELA

Uma ótima forma de reunir as amigas e contar sobre os preparativos do casamento, além de relembrar as peripécias de solteira, é a realização do chá de cozinha ou chá de panela. Essa festa, que geralmente, acontece cerca de um mês antes do casamento e, na maioria dos casos, é organizada por madrinhas da noiva, conta com brincadeiras sobre o novo estado civil da noiva e presentinhos, principalmente utensílios para a cozinha, como colher de pau, copos, talheres, pano de prato, entre outros.
O chá de cozinha surgiu por volta do século XVII, na Europa, para ajudar os noivos que não recebiam dote dos pais para a realização do matrimônio. Isso podia acontecer em duas situações: por falta de condições financeiras ou quando os pais eram contrários à união do casal. Os amigos realizavam essa festa, que acontecia antes do casamento e levavam presentes para ajudar na composição da nova casa.
Hoje em dia, existe uma variação do chá de cozinha, que é o chá bar, que reúne também o noivo e seus amigos. É uma festa para homens e mulheres, um pré-casamento. Independente do formato escolhido, o chá de cozinha ou chá bar servem para confraternizar com os amigos, de maneira muito descontraída, antes do grande dia. É um momento no qual os noivos esquecem um pouco o stress dos preparativos e focam na celebração das amizades.
Uma dica importante – cuidado com a lista de presentes de chá de cozinha. Algumas noivas determinam o que cada convidada deve dar de presente ou até colocam listas em determinadas lojas. Lembre-se que seus convidados já gastarão com o presente de casamento. O chá de cozinha é uma festa informal, um brincadeira e deve contar com presentes simples e úteis, como utensílios para o dia a dia. Deixe seus convidados à vontade e curta esse momento de descontração.

O QUE USAR NO CABELO

Entre os acessórios indispensáveis para o dia do casamento está o adorno de cabelo, que pode variar desde tiaras, grampos, presilhas, coroas, voillete,  flores, entre outros. O visual da noiva, além do tipo e horário do casamento influenciam na escolha do acessório para os cabelos. Se o casamento for diurno, as flores, voilletes e tiaras mais simples são ótimas opções, já que, provavelmente, o vestido será mais fluido ou até curto.
Os casamentos noturnos e mais requintados permitem que a noiva ouse mais na escolha deste adorno. Algumas coroas são verdadeiras joias e conferem à noiva um ar de princesa que muitas mulheres procuram para este dia.
As pedrarias são mais fartas combinadas, na maioria dos casos, com o véu longo.
Hoje em dia, o estilo vintage está muito em alta – o que evidencia o voillete, as plumas e as flores. O estilo do penteado também é fator determinante para a escolha do acessório, que deve complementar a beleza da noiva e não ser o principal foco de atenção. Uma dica é sempre ter em mente o equilíbrio entre os acessórios utilizados – se a noiva optar por um enfeite de cabelo maior, como uma coroa ou uma grande flor, o recomendado é que os brincos sejam pequenos, por exemplo. O importante é que a noiva faça uma prova, no dia da prova de cabelo e maquiagem, com todos os acessórios que pretende usar no casamento e ouça a opinião do profissional, para que o visual seja lindo e harmonioso.

LISTA DE CONVIDADOS

Em um casamento, muitos são os itens a resolver e as decisões que o casal precisa tomar para que a festa seja inesquecível. Mas, em grande parte dos casos, o item mais complicado e o que exige mais paciência dos noivos é a lista de convidados. Essa lista irá determinar o tamanho da festa e tudo o que será contratado para a mesma. Então, não tem jeito, por mais difícil e polêmica que seja, a lista de convidados é um dos primeiros itens que os noivos devem resolver.
A primeira questão é a financeira – quem pagará o casamento? São os pais da noiva, os pais do casal ou os próprios noivos? Se os pais de ambos os lados estão arcando com todas as despesas do casamento, nada mais justo que eles tenham direito a, pelo menos, 15% dos convites para casa lado.
Os outros 70% devem ser de escolha do casal, afinal, por mais que os pais estejam pagando a festa, não se pode esquecer que a festa é, sim, dos noivos. Agora, se o casamento será pago pelo próprio casal, a escolha é só deles e tem que ser respeitada – não quer convidar aquele tio distante que não te vê desde os 15 anos? Não convida! Os noivos devem saber que, antes de qualquer coisa, as pessoas que irão ao casamento devem torcer pela felicidade do casal, devem conhecer a história deles e devem ser pessoas que participem efetivamente da vida deles.
Os noivos devem conversar bastante para decidirem em conjunto o que mais os agrada e ter a firmeza de saber que nem todos ficarão satisfeitos e que isso é normal, pois nem sempre se consegue agradar a todos.
O fato é que o dia do casamento é um momento único e que marcará a vida e o início daquela nova família. Os noivos devem pensar que quando fizerem 10, 15 anos de casados e forem rever as fotos e vídeo do casamento, os rostos que estarão ali serão de pessoas queridas, amadas e que estavam tão felizes quanto eles naquele momento.

O USO DO VÉU

Um dos símbolos mais tradicionais da vestimenta de uma noiva é o véu. Mas de onde vem a tradição do seu uso em casamentos?
O uso do véu era um costume da Grécia antiga – naquele tempo, os gregos acreditavam que o véu protegia as noivas do mau-olhado das mulheres solteiras e da cobiça de outros homens. O véu também é considerado um sinal de pureza.
Em árabe, véu, ou melhor, hijab significa “o que separa duas coisas” – ou seja, o véu separa a mulher da vida de solteira para a nova vida de casada.
Existem diferentes tipos de véus, os curtos, os longos e as mantilhas – a escolha vai depender do gosto da noiva e do estilo do vestido e do casamento – hoje em dia, em casamentos mais informais, já é comum a noiva abrir mão do uso do véu.
Em sua maioria, os véus são confeccionados em tules, rendas ou tecidos finos, como a musseline ou organza – podendo ganhar um acabamento em cetim nas extremidades.
A mantilha é um véu de origem hispânica, porém mais pesado, feito todo em renda ou tule com um barrado de renda. A mantilha fica mais rente ao rosto e ao corpo, já o véu, por ser esvoaçante, fica mais solto.
Após a cerimônia e a sessão de fotos, o véu deve ser retirado, para que a noiva possa aproveitar a recepção. A retirada do véu dará mais liberdade para os cumprimentos dos convidados, evitará que o penteado se estrague ou até que o véu se rasgue ou suje. Além do mais, a noiva poderá dançar tranquilamente durante toda a festa.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Hoje em dia é muito comum os noivos assumirem a responsabilidade por vários itens do casamento, como lembrancinhas, docinhos, identidade visual e outros toques que conferem à festa um jeito personalizado de receber os convidados.
Muitas vezes, isso se dá por questões financeiras – para economizar os noivos acabam colocando a “mão na massa”. Por outro lado, além da economia, nada melhor do que ver na sua festa itens desenvolvidos por você e seu noivo ou mesmo por familiares e amigos.
Se você não leva jeito com trabalhos manuais, mas é ótima na cozinha, que tal preparar o próprio bolo ou aquele docinho que todo mundo adora? Sua madrinha é craque no photoshop? Quem sabe ela não faz a arte de um lindo convite para o seu casamento?
Pode ter certeza que sua mãe ficará envaidecida se couber a ela a responsabilidade pelos arranjos das mesas, se essa for a sua especialidade.
Envolver os amigos e parentes na realização do casamento é muito mais que economizar um bom dinheiro, é dar valor ao sentido do casamento – de reunir famílias e pessoas queridas em torno do novo casal.
Muitas vezes, apenas alguns poucos itens personalizados já fazem a diferença, como, por exemplo, uma seleção de portarretratos, com fotos dos noivos e dos convidados em diferentes momentos da vida.